Quando pintar a barriga pode ser a realização de verdadeiro sonho para uma futura mamãe

Todos sabem que o meu nível de imersão no universo materno foi HardMasterCore nos últimos seis anos desde a chegada da minha Ju. Vivi a experiência mais transformadora da minha vida e dentro das minhas possibilidades, multipliquei isso em ações, ideias e projetos que pudessem oferecer a outras mães um pouco da felicidade que eu senti e sinto. Um deles foi o projeto Pintou Neném. De tudo que já desenhei na vida, de verdade, nada foi capaz de trazer tamanha alegria a outra pessoa, que o trabalho de pintar uma barriga que carrega vida! Nunca eu tinha tido experiência tão forte que tenha me trazido a força, a alegria e gratidão vivida ali naquele momento. O sorriso da mulher que acontece ali na hora em que ela visualiza o projeto de neném exposto e concretizado que nem obra de arte é inesquecível. Pintar barriga é divino!

Ter um projeto chamado CoisasSódeMãe também trouxe pra mim o contato com questões dentro da maternidade antagônicas à essa alegria. Eu mesma as vivi, e no período em que estava trabalhando isso, simplesmente não consegui pintar barrigas. Me retirei, deixei em pausa. Outras mulheres se sentiram à vontade para compartilhar comigo também perdas, esperas, frustrações. Algumas dessas questões são as das que estão em compasso de espera esperando na fila de adoção de sua criança. Uma delas um dia viu um dos meus livros e disse que gostaria de executar um projeto que falasse da sua espera pelo filho adotado. Que o mundo não contempla esse momento de espera, não tem ultrassom, não tem barriga, não tem ensaio grávida, não tem chá de bebê… Que ela se sentia excluída e alheia, e que gostaria muito de comigo criar um projeto pra registrar a chegada desse criança no contexto vivido. Esse projeto ainda não foi executado e quem sabe um dia gente consegue realizar. Ainda o faremos!

IMG_9347
O que me toquei esses dias pintando três barrigas lindas em sequência – SIM, VOLTEI AO TRABALHO! – foi que aquela alegria toda que estava sendo vivida talvez eu pudesse proporcionar também com uma pintura à mamãe que esteja em um processo de adoção… Já ouviram falar de um negócio chamado Chá de Bençãos? Diferente do Chá de Bebê é uma linda reunião que celebra a maternidade, a mãe, a mulher. E pensei aqui com meus pincéis como seria linda a realização da ideia em que a mãe que recebe a CONFIRMAÇÃO ABSOLUTA da CHEGADA DEFINITIVA do filho adotivo (é preciso muito, muito, muito cuidado com esse aspecto da questão. Existem longos passos rumo ao grande dia, adaptação, visitas… e é muito importante que isso esteja realmente resolvido) pudesse e se permitisse celebrar esse momento também! Fazer Chá, festejar, receber bênçãos, presentes, mostrar o quarto preparado! CELEBRAR!!! Talvez esperar ele(a) chegar para participar junto. Pode ser do jeito que cada coração mandar!!!

E aí que a gente entra. Por que não seria maravilhoso pintar a barriga dessa mãe também??? Uma gestação tão especial que as vezes se estendeu por anos antes da grande chegada? E aí? Se alguém realizar isso depois de ler aqui essa sugestão, volta e me conta?! Vai ser maravilhoso! Penso que em vez de conter a criança dentro de grande círculo como sempre faço meus desenhos, a base que desenhada na barriga recebe a criança é um coração. O coração da mãe, da família que aguarda. E quem pode pintar não precisa ser só uma artista não! Pode ser o pai, a avó, a tia. E se quiser uma artista tem um monte de gente linda por aí que pode fazer isso. Conheço várias!

Alguém lendo esse texto já visualizou isto sendo proporcionado à melhor amiga, à prima, à irmã? Se você é mãe que espera, me conta o que achou disso. Vou adorar saber, aparar a ideia, burilar o momento, talvez escrever mais coisas importantes nesse post.

Bju imenso no coração de vcs, gente! E vamos espalhar alegria pelo mundo que estamos precisando muito, muito, muito! Muitas bênçãos para todos nós! Amém! Shalom! Namastê!

Anúncios

Uma tarde transformadora com Naoli

Quando a gente começa a tomar contato com esse mundo da humanização, onde se entende que vida que começa na base com conceber, gestar, nascer, cuidar, nutrir melhor e mais consciente tem todas as probabilidades de se tornar mais tudo, mais vida – muita coisa muda dentro da gente.
E no meio desse velho novo mundo em resgate, temos o privilégio de nos encontrar pessoalmente com os pioneiros dessa jornada. Aqueles capazes de trazerem novos ares transformadores. De fazer verdadeiros terremotos em lugares onde antes haviam crenças solidificadas. O mais encantador, é que embora sejam capazes de fazer tremer e quebrar o concreto, alguns desses pioneiros são de uma doçura e serenidade imensas. E talvez por isso que consigam silenciar o entorno e através desse silêncio se fazerem ouvir e agir tão fortemente. Assim foi conhecer Naoli Vinaver.

Ela é apresentada assim:
Naoli é mexicana, mãe de 3 filhos nascidos em casa e considerada pelos profissionais da humanização uma das maiores, senão a maior referência mundial da parteria. Ministra cursos de formação na área em mais de 30 países, além de ser uma das conferencistas internacionais mais requisitadas da humanização. Alia o conhecimento científico da fisiologia/anatomia do nascimento com a riqueza da sabedoria tradicional mexicana e um profundo respeito a psicologia e ao poder da mulher. Foi a criadora do conceito e aplicação do “Ultrassom Natural”.

11174240_914343045253410_5319385687989867031_o

Cartaz Divulgação Vivência com Naoli em Campinas, 2015.

 

No dia 30, no encontro com Naoli acontecido com casa cheia aqui em Campinas, ela é percebida assim:
Dona incontestável do processo/verdade que compartilha. Fala dele com amor, entusiasmo, segurança e conhecimento que transpiram juntos com os largos gestos, palavras, sotaque e expressões. Uma linguagem própria surge espontaneamente por conta da miscelânea linguística e cultural que domina, traduzidos em um discurso firme, coerente e revelador. Questões complexas se descortinam simples, e nada do que é dito ali se questiona, porque são realmente verdades. Aquelas que deixamos de ouvir por conta dos altos ruídos desse mundo e por não termos atualmente a capacidade de fechar nossos olhos e deixar a intuição nos guiar.

Fotos: Juliana Cassab

 

Entende-se pelo que ela ensina que vida é algo simples. A ação em torno de trazê-la às luzes também deveria ser. Naoli traz um conceito integral de despertares para o entendimento de quais seriam as potencialidades desejadas se desenvolver para essa vida chegar plena da força divina que tem em si.

Quando chegamos no momento do Ultrassom Natural ser ação, vemos como o seu toque, a percepção que ela desperta na mãe e a conexão que ela consegue estabelecer ali, é um algo fantástico de se ver fazer. Como ela mesma diz, um processo útil emocionalmente. Que traduz mentalmente para lado de cá o que era antes notícia abstrata, impalpável. E as emoções maravilhosas que essa interação proporciona ajudam a vincular, criar pontes e entendimentos profundos, para absolutamente todos presentes. Aprendo ali que a pintura é apenas uma pequena parte do processo do Ultrassom Natural. Uma linda parte, arte.

Fotos: Juliana Cassab

Estou muito feliz em ter tido a oportunidade de assimilar significados tão maiores em torno desse trabalho. O clima respeitoso e ao mesmo tempo intenso de alegria e de luzes iluminando saberes fica junto da gente. E da melhor forma, quero poder trazer pelo menos parte disso ao meu processo. O que faço como artista, engloba apenas um tiquinho da imensa proposta toda, mas mesmo assim, dentro das minhas limitações acredito ser capaz de poder, de alguma forma através dele também ajudar a humanizar o nascer no mundo. Sou consciente da força que ele contém, e da capacidade de ajudar a construir pontes mais reais, desde o princípio, de amor entre mães, filhos, pais e irmãos. E como estamos precisando disso!

Fotos: Juliana Cassab

Privilégio aprender, presenciar tudo e participar, ao seu lado. Muito obrigada Naoli, pela generosidade. Espero inda reencontrá-la mais vezes!

naoli2

Fotos gentilmente feitas por Egle Prema Shunyatta. Muito obrigada, Egle :)!

 

PS 1: Gente, sobre o tom da postagem, foi assim que saiu. Normalmente escrevo mais informalmente, mais solto, mas foi algo que não consegui fazer de outra forma. Acho que foi inconscientemente, uma questão de respeito :). Acho que é para ler pausadamente, com calma, como foi escrito. Saiu assim.

 

Pintou Neném – Mariana & Benjamin

Dia de Pintar neném é dia de benção!  No Chá de Bençãos da Mariana e do Benjamin, as amigas prepararam uma surpresa que eu tive a alegria e o privilégio de proporcionar: pintar neném na barrigucha linda de 37 semanas da Mariana! Momento de comunhão entre família e amigos celebrando e consagrando vida que chega! Coisa mais abençoada participar disso gente, vcs não imaginam a energia maravilhosa que nutre e que fica com a gente.

Como aqui sempre tem história para contar, olha que coisa linda de viver: ao chegar lá, surpresa que vi, a Mariana era a mamãe da Sophia, e da Sophia e Família foi o primeiro álbum de aniversário que eu diagramei como desenhadora, sob encomenda da Marina Martensen. E da Marina Martensen são as lindas fotos que ilustram essa postagem. E um sorriso aparece na alma da gente com essas amarrações.

Iniciando a pintura! Mariana me diz que Benjamin está tranquilo, bem grandão, entre cores diversas e flores jasmim. Daí surge o desenho.

Foto: Marina Martensen

Fotos: Marina Martensen

As crianças se encantam e ficam sempre por perto, fazendo tudo mais especial ainda. Pequena irmãzinha Sophia quer participar e se achega, acompanha e quer pintar também! Isso para mim faz parte, alegra tudo mais ainda, e ela, bem vinda, usa as minhas tintas e pincéis pintando a própria barriguinha. E lá faz um passarinho. E de lá que copiei o mesmo para a pintura da mãe :).

Mariana&Benjamim  (7)

Foto: Marina Martensen

Foto: Marina Martensen

E depois de terminado, não tem momento mais gratificante do que quando a mãe finalmente vê o neném ali pronto, prontinho!!! Sonho feito forma colorida pela primeira vez. Esse sorriso e alegria não tem igual em nenhum outro momento, e fico na maior expectativa de vê-lo. Ele coroa o meu trabalho!

Mariana&Benjamim  (3)

Foto: Marina Martensen

Mariana&Benjamim  (15)

Foto: Marina Martensen

Olha a pintura da Sophia aí também, se examinando no espelho!!! Um pouco apagada já por conta do movimento, mas fofo demais vê-la imitando a mãe e ali vivendo tudo de forma tão intensa!

Mariana&Benjamim  (14)

Foto: Marina Martensen

Família linda, muito obrigada por me deixarem entrar e fazer parte disso, porque para mim é mais do que um trabalho, é privilégio de fazer do dom algo maior, algo bom para as pessoas e para o mundo!
Agradeço de coração a autorização da postagem das fotos.

Mariana&Benjamim  (9)

Foto: Marina Martensen

Foto: Marina Martensen

E que chegue Benjamin cheio de saúde e amor! Amém.

Obrigada Má, mais uma vez estreamos juntas :)!!! Gratidão, sempre.

Pintou Neném – Marina & Liz

A Marina é um daqueles presentes que Papai do Céu coloca no caminho da gente. Doce, querida, corajosa, batalhadora, do bem de verdade! A conheci num encontro da Ciranda, trabalhando muito, há dois anos. Ela lá com sua câmera e eu com os álbuns e livros que fiz para minha filha, cada uma tentando iniciar um rumo profissional novo.
Dias depois ela pergunta no grupo quem era a moça que fazia álbuns. E assim fiz para ela meu primeiro trabalho oficial como diagramadora de álbuns, e ela tem seu primeiro ensaio fotográfico tornado álbum. Estréia dupla! Feliz parceria! Desde então a gente vem se acompanhando e tentando se ajudar. E aqui ela mais uma vez me ajuda, para me ajudar a buscar fazer realidade mais um projeto sonhado.
Vai pintar um lindo neném na vida dela em 2015, e eu tive o privilégio de trazer forma e cor para a Liz antes de ela vir à luz, o que acontecerá breve, breve. Aqui está o meu trabalho de Pintura de Ventre feito, e algumas imagens feitas por mim também – Fotos por Juliana-Vacilante-Eterno-Projeto-de-Fotógrafa 🙂 – , para registrar essa beleza toda ainda, que é ainda rascunhinho de neném. Por que já-já Linda Liz chega aí prontinha e lindamente artefinalizada!
Muito obrigada Anjo-Marina! Beijo estalado no seu barrigão e na sua família maravilhosa!

Marina&Lis (2)

Marina&Lis (1)

Marina&Lis (6)

Marina&Lis (4)

Marina&Lis (3)

Marina&Lis (8)

 

Marina&Lis (10)

Marina&Lis (12)

 

Primeiras pinturas

Entre as várias novas coisas que a maternidade me trouxe, a mudança na minha arte e como a represento é um dos mais significativos aspectos revistos: leveza, tema e cor, principalmente cor. Desenhei com grafite sisudo quase uma vida inteira, minhas melhores produções em arte fotográfica foram em tons cinzentos e todos sabem da minha predileção por pastéis e neutros. Mas opaaaaa!!! Juju coloriu tudo e abriu para meu mundo possibilidades lindas, malucas, felizes, maravilhosas e multicores de “artear” por aí.

A última CoisaSódeMãe que surgiu por aqui é uma coisa muito, muito legal! Uma idéia trazida até mim por uma pessoa linda que literalmente ajuda a trazer vida que pulsa à luz, às cores. A Leyla Cerasoli, psicóloga e doula em Campinas, me apresentou o trabalho de Pintura no Ventre ou na Barriga para que juntas, o fizéssemos no Forum pela Humanização do Parto e Nascimento em Campinas, em novembro de 2013. Naquele dia, um lindo trabalho foi executado. Ela, doula, habilidosa e experiente, localizou gentilmente com as mãos onde e em que posição estavam os bebês naquele momento dentro da barriga, e indicou para mim. E junto com a mãe construí o cenário colorido e pintei ali uma representação disso. Um trabalho feito a 3, ou a 4, Doula+Artista+Mãe+Filho. Emocionante!

Foi muito intenso, um privilégio, uma delícia de momento de viver junto de mamães em compasso de espera, que ali, tiveram uma minúscula antecipação do sonho que logo vem a se fazer real, uma pequenina prévia de todas as cores e sentidos que estavam por vir.

Em ação, pintando a Ametista & Gabriela, após a Leyla indicar que a pequena Ametista estava ali, com os pezinhos para cima, encaixadinha. À Gabriela, que gentilmente autorizou a publicação das fotos, muito obrigada!

paintbellyjcassab